sexta-feira, 10 de setembro de 2010

COMEÇANDO A ARQUIVAR


Passei este verão de 2010 a esvaziar os “baús” trazidos da Malveira da Serra e a encontrar coisas de que já nem me lembrava. Capas de livros criadas para as Edições 70 em 1985/88, por exemplo, mas também uma série de capas para todas as outras editoras para quem tenho trabalhado ao longo destes anos, também cartazes, catálogos, logótipos, bandas desenhadas incompletas, algumas intervenções urbanas, maquetas de arquitectura, etc… e comecei a pensar que a melhor maneira de guardar e organizar um arquivo – ainda para mais, visível por quem o quiser ver – é, sem dúvida, um blogue na internet.

O blogue obriga-nos a enchê-lo. Se pararmos, morre. Daí que essa tarefa nos obrigue ao trabalho constante de organizar e digitalizar coisas que estavam no semi-esquecimento e torná-las públicas.

Por onde começar? Bem, pareceu-me mais lógico começar pelo mais recente e ir acrescentando coisas mais antigas, recorrendo ao uso dos marcadores do blogue para organizar as coisas.

O mais recente trabalho é para a Nova Vega: paginação e capa do livro A República e os Judeus, de Jorge Martins, na colecção Sefarad. A capa ficou pronta hoje.

As minhas propostas, enviadas em Junho passado e utilizando o layout que criei para esta colecção (a génese da criação desse layout, em Abril de 2009, virá na entrada seguinte) foram 6, algumas com variantes, aqui fica um naipe delas:




Propostas seguintes, com sugestão de fotos pelo autor, onde a certa altura resolvi mudar completamente as cores de fundo, aproximando-as às da bandeira nacional, uma vez que não se conseguiam imagens marcantes da participação de personalidades judaicas na 1ª República e assim, a associação seria mais óbvia – ou seja, a cor funcionando como elemento subliminar de ligação:





Como curiosidade, fica aqui um número: entre propostas diferentes e algumas variantes, foram 27 as que enviei para o editor. Claro que isto seria impossível em 1983, quando comecei a trabalhar neste métier. Nessa altura as propostas eram apresentadas em maqueta física, com colagens, sobreposições com acetatos, fotocópias, lettering com tipos decalcáveis Mecanorma, etc… actualmente o computador e os programas entretanto criados e desenvolvidos nos últimos vinte e poucos anos, permitem até um excesso de propostas como este.

Finalmente a capa aprovada e o respectivo plano da capa inteira (capa, contracapa, lombada e badanas):



________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário