terça-feira, 19 de outubro de 2010

A SAGA DAS CAPAS PARA A COLECÇÃO CALIGRAFIAS, EDIÇÕES 70 – 1987 (2)

Como disse no post anterior, saíram quase de rajada, em 1987/88 quatro ou cinco livros da Colcção Caligrafias, das Edições 70. Depois de A GRANDE ARTE, de Ruben Fonseca e de MIUDAGEM, de Susan Minot (capa que falhei, como expliquei atrás), seguiu-se MORRER, de Arthur Schnitzler, MORTE SUSPENSA, de Maurice Blanchot e LOVE ME TENDER, de Catherine Texier, que foi a última que concebi e realizei. Mais uma vez chamo a atenção para as técnicas que utilizávamos naquela altura: fundos pintados, recortados, fotografados, etc... lettering Mecanorma, transparências com papel vegetal, recortes a x-acto ou tesoura, etc... etc...

O projecto dos layout das três primeiras capas (de que o segundo não foi utilizado, como já disse e que teve a particularidade de o fundo ter sido a fotografia em contraluz de uma chapa de esferovite, onde colei umas figuras pintadas a guache e recortadas), foi todo apresentado em fotografia...

O processo de MORTE SUSPENSA, de Maurice Blanchot:

Maquetas. Fundos pintados a spray, desenhos a lápis de grafite e de cor, quadros em recortes e transparência com vegetal.

 Estudos para a contracapa...

Estudo para a capa (o vegetal, aqui, rasgou-se)...

Capa Final - plano capa, contracapa e lombada:



As outras capas já saíram todas muito naturalmente:

Ilustração toda a guache.


Fundo em cor directa (negro: 100% das quatro cores - cyan, magenta, yellow e black) - ilustração em recorte de foto, com recurso a fotocópia de alta definição a cores, utilizando papel vegetal par dar o efeito...


__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário